Saiba Tudo Sobre Bagagem Para Sua Viagem Aérea

23/06/2021

A bagagem é, sem dúvidas, um dos aspectos que mais gera dúvidas quando o assunto é viagem aérea. Afinal, as dimensões da mala e seu peso precisam ser considerados.

É preciso seguir todas as normas para que sua bagagem possa ser despachada sem gerar custo extra em sua viagem. Nós elencamos várias dicas e informações úteis para te ajudar.

Tendo em vista que, o voo internacional tem regras diferentes do voo doméstico. Além disso, é preciso conhecer os custos de despachar uma mala com excesso de bagagem.


Existem dois tipos de bagagem

Nos voos domésticos e internacionais existem dois tipos de bagagem: a despachada e a bagagem de mão.

Cada uma dessas bagagens precisa seguir regras próprias, para que você não pague a mais e consiga transportar a sua bagagem.

A bagagem despachada é aquela mala maior, que é entregue na hora de seu check-in e você recebe um comprovante de que entregou essa mala.

É muito importante guardar o comprovante, caso sua mala seja extraviada ele será necessário para recuperar sua mala ou ser ressarcido.

Já a bagagem de mão, é aquela que o passageiro tem direito de levar consigo dentro do avião. Pode ser uma mala, mochila ou bolsa com seus pertences pessoais pesando até 10 kg.

Essa bagagem de mão deve obrigatoriamente seguir as medidas máximas de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Quando a bagagem não está nos padrões de tamanho ou peso, o viajante precisa voltar ao check-in e despachar a bagagem.

Consigo despachar uma mala gratuitamente?


No Brasil, existe uma série de fatores que podem alterar o preço do despacho de sua bagagem. É possível despachar gratuitamente usando milhas ou até mesmo comprando uma passagem com bagagem inclusa em promoções.

Entretanto, o mais habitual no momento é que as passagens mais acessíveis sejam vendidas sem dar ao viajante o direito de despachar bagagem.

Nesse caso, o viajante terá somente o direito de levar uma bagagem de mão com até 10 quilos e seguindo as medidas previamente orientadas.

A mala despachada pode atingir em média até 23 kg para voos domésticos. As informações sobre peso e dimensões da mala devem ser conferidas na compra de sua passagem com bagagem. Tendo em vista que, cada empresa trabalha com regras específicas.

Nos voos internacionais é comum que o passageiro possa despachar até duas malas, dependendo do bilhete que comprou.

É sempre interessante ler todas as informações fornecidas por sua companhia aérea. Afinal, as regras mudam de acordo com a empresa.

O que pode ser levado como bagagem de mão?

A bagagem de mão pode ter aparelhos ortopédicos de seu uso, itens para bebês até mesmo a alimentação deles, casaco, laptop, câmera e uma série de outros itens convenientes como suas roupas.

Os líquidos, remédios e aerossóis podem ser levados em voos nacionais. Ficando vedado levar objetos cortantes, com pontas ou até mesmo arredondados. Por exemplo, pinça, alicate de unha e objetos inflamáveis ou tóxicos são vedados.

Essa norma atende ao território nacional, quando se refere a uma viagem internacional, é preciso conferir as regras antes de montar a mala.

Em geral, as viagens internacionais só permitem itens em embalagens de até 100ml colocados em embalagem plástica transparente.

É possível viajar somente com a mala de mão?

Por causa das tarifas para despacho da bagagem, que variam de acordo com a companhia aérea, muitas pessoas estão viajando somente com a bagagem de mão.

Fazer uma mala otimizada permite que você passe alguns dias em seu destino sem precisar de outra mala. Os destinos de verão são mais interessantes nesse caso, por não precisar transportar peças volumosas.

Caso prefira, você pode adquirir a bagagem junto a sua companhia aérea, para conseguir desconto comprando antes de sua viagem, diretamente no site onde comprou sua passagem.

Deixar para comprar no balcão costuma custar mais caro. Portanto, arrume sua mala com antecedência para identificar se precisará despachar algo e efetuar a compra. Dessa forma, você consegue economizar sem precisar abrir mão de transportar seus itens.

Afinal, é normal que você acabe fazendo compras durante a viagem e isso acarreta a necessidade de adquirir franquia de bagagem para o retorno.

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre bagagem para sua viagem, aproveite para arrumar suas malas com tranquilidade e se divertir durante toda a sua experiência.